| Os pilotos Fernando Alonso, Jimmie Johnson e suas equipes reunidas nesta manhã em Abu Dhabi. (Foto Hendrick Motorsports)
Fernando Alonso ficou completamento impressionante com a performance do heptacampeão da NASCAR, Jimmie Johnson, quando os dois pilotos trocaram de carro nesta manhã no circuíto de Abu Dhabi.
Depois de várias tentativas, Johnson conseguiu marcar um tempo de 20 milésimos a menos que Alonso na McLaren MP4-28 de 2013, enquanto Alonso conseguiu 4 segundos a mais que Johnson em seu carro Chevrolet LZ1 da NASCAR.
A ideia do encontro entre dois teve suas origens em janeiro, quando eles se encontraram no Rolex 24 Hours em Daytona, e se tornou realidade nesta segunda-feira, tendo acontecido menos de 24 horas após a última corrida da F1 na temporada.
Menos de 24 horas após Alonso ter dirigido sua última corrida na carreira pela F1, ele voltou nesta manhã para trocar o carro com Johnson.
"Para ser honesto, eu deveria dirigir apenas a NASCAR, mas fazia sentido se eu estivesse fazendo a minha volta no carro da McLaren apenas para ter certeza de que o carro estava se saindo bem", disse Alonso. "Eu me encontrei no cockpit às 11 da manhã de hoje depois de me aposentar ontem!"
Quando Johnson estava saindo com a McLaren da garagem para a pista, sentiu como se seu capacete estava saindo de sua cabeça, pelo motivo da força G e a grande velocidade que um carro da F1 percorre.
"Literalmente na primeira curva, meu capacete estava tentando sair da minha cabeça, e eu estava olhando para o microfone no meu capacete que estava bem alto!", disse Johnson. "Eu fiquei tipo 'eu não quero parar, mas acho que deveria."
Johnson voltou para a garagem após sua primeira volta, e a McLaren colocou um pára-brisas fino perspex à frente do cockpit para redirecionar o fluxo de ar longe do queixo do capacete. Embora não seja o ideal para uma corrida, más foi para apenas cinco voltas.
"Eu tive o meu capacete mais sob controle em seguida. No final, eu realmente parei de focar nos marcadores de frenagem e foi capaz de olhar para o ápice e tinha uma ideia de quando acertar os freios nas curvas e estava fazendo algumas boas voltas. Foi divertido."
Enquanto isso no Chevrolet da NASCAR, Alonso estava se acostumando a dirigir sem downforce e o som fino da F1. Fernando estava se divertindo no Camaro LZ1 no circuito. O evento não foi transmitido ao vivo, más no topo da torre de Abu Dhabi era possível ver Alonso lutando para manter o carro na pista na primeira volta, até se acostumar.
"Eu encontrei muitos problemas na frenagem, porque o carro tem um freio lento por causa do peso do carro e dos freios de aço. Eu acho que eles se comportam de maneira muito diferente em comparação aos que eu estou acostumado, a tração, esses pneus com a quantidade de potência que esses carros têm, é muito difícil de controlar."
Alonso fez quatro segundos a mais em comparação com a volta de inauguração realizada por Johnson pela manhã, marcou seu melhor tempo de 2:10.830. Não estava claro o quanto Johnson estava dirigindo em sua volta inicial, mas o ritmo de Alonso no carro da NASCAR impressionou aqueles que assistiam.
"Estou tentando convencer Alonso para realizar uma corrida na NASCAR", disse o presidente-executivo da McLaren, Zak Brown. "Ele não está concordando com isso ainda, mas eu vou conversar com ele um pouco mais."
E Johnson está determinado em levar Alonso a um oval para ter uma ideia de como é competir na NASCAR.
"Sim, ele não conseguiu uma boa dose de experiências hoje", disse Johnson. "Nossos carros são pesados e têm um centro de alta cilindrada, então quando você pode colocá-los em uma pista inclinada eles têm uma chance de brilhar. Dover, Bristol, até mesmo alguns dos quilômetros e meio, isso realmente impressionaria ele."
"Ele levou muito a sério o teste, como eu fiz provavelmente, mas eu estava um pouco mais ocupado nas últimas duas ou três semanas, e especialmente no fim de semana em Abu Dhabi. Mas acho que nós dois viemos aqui com a intenção de ter divertido, sim, trocando os carros, sim, mas não uma troca normal, como vimos em outras ocasiões que foi trocar carros, fazer uma fotografia e ter uma corrida."
"Nós viemos para um dia inteiro de testes. Eu coloquei quatro conjuntos de pneus, eu acho que ele colocou três ou quatro conjuntos, e nós estávamos trocando os carros, nos divertindo."
Johnson disse que aproveitaria a chance de competir em um monoposto.
Sem dúvida. 2020 é meu último ano sob contrato com a Hendrick, e fui abordado várias vezes sobre a Indy 500", disse Johnson. "Eu não estou muito empolgado com esses ovais rápidos, mas acho que com o meu status e relacionamentos eu poderia montar algumas corridas na IndyCar.
"Já fiz corridas de carros esportivos no passado. Já terminei em segundo na Rolex 24 algumas vezes na divisão de protótipos, adoraria voltar a fazer isso. Tudo está aberto. Estou longe de aposentar, quero continuar dirigindo e espero encontrar algumas boas oportunidades."
E após se aposentar da F1, Alonso também está disposto a competir nos Estados Unidos em 2019.
"Sim, potencialmente é possível", disse ele. "Eu também estou olhando as opções junto com a McLaren também porque, no final, eu sou um piloto da McLaren no próximo ano e a prioridade total é a Indy 500. Então, precisamos acomodar algumas coisas."
Informações da ESPN.
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