24 de novembro de 2018

Novo grupo de segurança está se reunindo para aumentar mais a segurança no automobilismo

Foto do acidente de Kyle Busch em 2015 pela Xfinity Series, na abertura da temporada em Daytona. (Photo: The Associated Press)

Em um esforço para aumentar a segurança no automobilismo, o grupo Racing Safety United (RSU) está se reunindo para investigar novas formas de proteger os pilotos.

"O ponto aqui é fazer a mudança acontecer", disse Kim Miyade, porta-voz da RSU "Este grupo foi o nosso jeito de fazer isso. Estamos apenas começando e estamos levando isso passo a passo."

A segurança na NASCAR foi um tema muito aprofundado após a morte do heptacampeão, Dale Earnhardt, no trágico acidente acontecido na última volta durante a Daytona 500 de 2001. Este foi último acidente fatal na NASCAR americana, más em outras categorias no automobilismo mundial, vai acontecendo constantemente.

Três pilotos já morreram nos últimos 12 anos da IndyCar Series, sendo o último Justin Wilson, durante a corrida de Pocono Raceway.

Já na F1, Jules Bianchi morreu após um grave acidente no GP do Japão em 2014, sendo o último em 1994, após a morte trágica de Ayrton Senna.

Na Sprint Cars, muitos pilotos morrem a cada ano, e a segurança na categoria é quase nula.

Com isso em mente, R.J. Valentine decidiu formar um grupo de defesa da segurança em todo o automobilismo. Valentine é um piloto veterano com mais de 400 corridas oficias no automobilismo em geral, incluindo várias passagens no Rolex 24 At Daytona.

A Racing Safety United tem atualmente 27 membros, que agendaram uma reunião prevista para o dia 6 de dezembro em Indianapolis. A NASCAR será representada pelos ex-pilotos Jerry Nadeau e Randy LaJoie.
Os paramédicos abrindo o teto do carro para retirar o piloto Jerry Nadeau após o acidente em Richmond 2003. Sua carreira foi interrompida pelas fraturas em decorrência do acidente. (Photo: AP/ Getty Images)
LaJoie é bicampeão da NASCAR Xfinity Series (1996 e 1997), atualmente projeta e constrói assentos para carros de corrida. O ex-piloto é também fundador da Safer Racer, que promove sistema de segurança para pilotos no automobilismo.
Um porta-voz da NASCAR disse que não sabe o suficiente sobre o assunto para comentar.
Informações de Daytona Beach News Journal.